Agosto mês do Leite Materno
De 1° a 7 de agosto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) é celebrada todos os anos em mais de 170 países, como iniciativa do UNICEF , Fundo das Nações Unidas para a Infância e de seus parceiros, a WABA, Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação e a OMS, Organização Mundial da Saúde.
A mobilização tem como objetivo promover a amamentação como alimento natural por excelência para melhorar a saúde dos bebês no mundo.
Porque foi escolhida a cor dourada para simbolizar a importância Leite Materno?
Conhecido como AGOSTO DOURADO, devido à cor que simboliza o Padrão Ouro de Qualidade do Leite Humano. No Brasil, desde 2017, o apoio à amamentação não se promove apenas durante a SMAM e sim durante todo o mês de agosto, seguindo a Lei Nº 13.435, que instituiu o Mês de Agosto como Mês do Aleitamento Materno.
“O leite materno é o melhor e o mais completo alimento durante os primeiros seis meses de vida, pois tem tudo o que o bebê precisa, inclusive água. Protege a criança de infecções respiratórias e infecções gastrintestinais (diarreia). É tão extraordinário que reduz o risco de desenvolver as chamadas Doenças Crônicas não Transmissíveis da Idade Adulta, como a hipertensão arterial, o diabetes, a obesidade e etc, como bem definiu o Prof. David Barker em sua Teoria. Dependendo do peso do recém-nascido, apenas 1ml já é o suficiente para nutri-lo a cada refeição”, como nos disse a Coord. do Instituto Fernandes Figueira da rBLH e do BLH da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) onde está a Maternidade Pioneira como Hospital Amigo da Criança do Brasil.
“O leite humano é considerado o alimento mais econômico, renovável, ecológico e seguro que existe. Não precisa de embalagem, não contamina e nem deixa desperdício. A amamentação mantém uma conexão profunda entre a saúde e os ecossistemas do planeta, resultando em um dos melhores investimentos para reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde e o desenvolvimento social e econômico das populações”.
Campanha doação leite materno
O Brasil conta com políticas inclusivas na área de aleitamento materno, para além da licença-maternidade e a licença-paternidade, a fim de incentivar a amamentação.
Outras políticas que favorecem a amamentação, como a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), os Bancos de Leite Humano (BLHs), a Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAM), e etc permitem que a informação e locais de apoio estejam próximos à mãe e às suas famílias para facilitar que a amamentação ocorra da forma exclusiva ”, assim esclarece mais uma vez a Coordenadora da Amamentação Bem Sucedida do Instituto Fernandes Figueira da FIOCRUZ.
Para os bebês prematuros ou portadores de doenças crônicas, o Leite Materno é fornecido através de Campanhas de doação. Por isso, o BLH do IFF/Fiocruz realiza regularmente campanhas que visam aumentar o número de doadoras. O armazenamento é feito em frascos de vidro com tampa de plástico, essenciais para garantir a qualidade do leite doado, atendendo aos recém-nascidos que permanecem internados nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTI).
COMO DOAR?
Compareça ao Banco de Leite da Santa Casa de São Carlos, com seu cartão de pré-natal e o cartão do seu bebê. Nesta uma primeira visita ao Banco de Leite, funcionárias treinadas e qualificadas realizarão uma triagem, cadastro e orientações sobre a coleta. Serão colhidos alguns exames. A mãe receberá do Banco de Leite Humano todos os materiais necessários e orientações por escrito.
Toda a coleta de leite é realizada em casa, em frasco estéril, e armazenada no freezer ou congelador da doadora. Uma vez por semana uma funcionária do Banco de Leite Humano realizará visita domiciliar, onde estará realizando também o transporte do leite coletado, tirando dúvidas e levando materiais necessários.
Ligue para Banco de Leite (16) 3509-1175, aqui em São Carlos (SP)
Covid-19 e aleitamento materno, é seguro?
No contexto da pandemia de Covid-19, a mulher deve continuar amamentando o seu bebê. Mesmo que tenha tido contato com alguém infectado ou caso a mãe venha apresentar alguns sintomas, ela deverá fazer uso de máscara e álcool em gel durante a amamentação independente do período infeccioso da Covid-19 que a mesma estiver.
Observação: Tudo que for possível fazer para preservar a AMAMENTAÇÃO deverá ser feito. Estudos com Evidências Científicas comprovam que não há nenhum alimento que se possa comparar com os inúmeros benefícios proporcionados pelo leite materno.
Não é apenas o filho que se beneficia com amamentação. Convém destacar que a mãe também ganha amamentando, pois reduz o risco de câncer de mama e ajuda após o parto na contração do útero retornando ao seu tamanho normal mais rapidamente.
Informe-se aqui na VACCINE imunizações, quais vacinas, você pode tomar, se estiver amamentando.
Agende sua vacina ou fale conosco via Whatsapp
Clínica Vaccine, vacinas de alta qualidade em segurança e eficácia, oferecendo todo suporte e conforto para você e sua família!