Publicado: 07/07/2022

Vacina Herpes Zóster Shingrix

A nova Vacina Shingrix da GSK GlaxoSmithKline, tem 97% de Eficácia contra o Herpes Zóster (varicela Zóster, cobreiro ou zona) e 100% de proteção contra a Nevralgia ou Neuralgia pós Herpética (NPH) que é uma complicação do Herpes Zóster, que afeta os nervos e a pele, causando o surgimento de uma sensação constante de queimação no corpo, mesmo depois das lesões causadas pelo vírus do Herpes Zóster terem desaparecido e pode durar meses ou anos.

O que é Herpes Zoster?

Herpes Zoster é uma infecção que ocorre na pele, provocando uma inflamação acompanhada de muita dor e bastante coceira. Algumas pessoas podem evoluir com dor intensa que pode durar até três meses.

O que causa o Herpes Zoster?

O agente responsável é um Vírus conhecido pelo nome de Varicela Zoster, adquirido, principalmente na infância, através da conhecida Catapora. Depois que a criança melhora, esse vírus permanece no nervo em estado latente pelo resto da vida. Grande parte das pessoas infectadas na infância ou na adolescência evoluem de forma assintomática, e mesmo assim o vírus continuará para sempre no nervo em estado latente.

Quem pode adquirir o Herpes Zoster?

São as pessoas portadoras de baixa imunidade como o idoso que vai perdendo a resistência com o passar do tempo. E também aquelas que por alguma razão tem o sistema imunológico deficiente como os portadores de câncer e os que já nascem com alguma imunodeficiência.

Como é o tratamento do Herpes Zoster?

O tratamento do Herpes Zoster é feito através de sintomáticos para aliviar a dor e a coceira. Como antiviral prescreve-se o Aciclovir que reduz a carga viral e consequentemente abrevia o tempo da doença. Entretanto esse tratamento não é curativo pois não impedirá que o vírus Varicela Zoster continue no nervo em seu estado latente para sempre.

Qual é o melhor tratamento contra Herpes Zoster?

O melhor e mais eficaz tratamento é o preventivo, feito através de vacinas!

Até maio de 2022, só existia uma que era de dose única, mas de baixa eficácia.

Nesse mês de junho/22 foi lançada uma nova vacina, a Shingrix, de excelente eficácia, chegando a 97% de proteção. São duas doses com intervalo de dois meses indicada pra todos os acima de 50 anos e os maiores de 18 com deficiência do sistema imune.

Qual é o maior temor do Herpes Zoster?

O Herpes Zoster é uma doença que causa muita dor e coceira, mas o que se teme é a dor crônica conhecida por Neuralgia pós herpética, que pode durar até uns três meses.

Felizmente essa nova vacina, Shingrix, tem eficácia de até 100% na prevenção dessa dor intensa e debilitante que pode interferir muito no bem estar das pessoas!

Agende sua vacina ou fale conosco via Whatsapp

Clínica Vaccine, vacinas de alta qualidade em segurança e eficácia, oferecendo todo suporte e conforto para você e sua família!